Vivemos hoje em uma sociedade complexa, plural, diversa e desigual, em que o tema Educação para a Diversidade e Cidadania conduz a uma grande reflexão e a um desafio, pois somos parte integrante desta sociedade.
Como cidadãos promotores de uma política educacional, reconhecemos que a luta pelos direitos e respeito às diferenças não pode se dar de maneira isolada, mas sim, como resultados de práticas culturais, políticas, sociais e pedagógicas, que reconheçam a participação de toda sociedade extrapolando os muros escolares.
A escola deve constituir-se em um dos espaços socioculturais onde as diferenças se encontram, criando condições adequadas à formação integral do cidadão.
Este espaço tem como objetivo promover reflexões e aprendizagens sobre os temas da Educação para a Diversidade e Cidadania, contribuindo para a ressignificação da prática docente enquanto elemento potencializador da transformação do ambiente escolar e da sociedade.

sábado, 26 de março de 2011

EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Segundo o texto de Capellini é preciso que hajam mudanças nas representações sociais, nas infraestrutura e ações de sensibilização, informação e convencimento.
Para que se tenha uma sociedade inclusiva é necessário que perpasse por questões de formação do cidadão, convivendo com a diversidade constituindo como princípio básico a valorização das diferenças e para que tudo isto aconteça é preciso compreender que igualdade não se faz sem a garantia de equidade.
O texto traz também a história e os avanços da política de educação.
Se faz necessário estudos e reflexões em reuniões pedagógicas e H.T.P.s sobre a proposta pedagógica da escola, lembrando sempre que a educação para todos deve prever o atendimento à diversidade de necessidades e características da demanda escolar (Sousa e Prieto, 2002).
Ao contextualizar a história da educação especial, sabemos que toda criança é capaz de aprender desde que sejam oferecidas as condições necessárias e estímulos.
Sendo assim, nós educadores da formação de novos cidadãos temos que refletir a fim de termos uma sociedade mais inclusiva.
Cabe aos educadores buscarem caminhos educativos para favorecer uma qualidade educacional para os alunos com deficiência, levando em conta as características individuais e necessidades de cada aluno.
Temos que ser flexíveis à todo o momento e não ficar apenas fechado a uma rotina, ser criativo a fim de favorecer a aprendizagem e deve avaliar sempre o seu trabalho, seu desenvolvimento em relação à si próprio e não aos outros.
E para que tudo isto aconteça de formar tranqüila é preciso que o ambiente seja estimulador, acolhedor, significativo a fim de atender à todos os alunos em suas necessidades para formarmos cidadãos.
Fonte: Texto de Vera Lúcia Messias Fialho Capellini, Eliana Marques Zanata e Elisandra André Maranhe.

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