Vivemos hoje em uma sociedade complexa, plural, diversa e desigual, em que o tema Educação para a Diversidade e Cidadania conduz a uma grande reflexão e a um desafio, pois somos parte integrante desta sociedade.
Como cidadãos promotores de uma política educacional, reconhecemos que a luta pelos direitos e respeito às diferenças não pode se dar de maneira isolada, mas sim, como resultados de práticas culturais, políticas, sociais e pedagógicas, que reconheçam a participação de toda sociedade extrapolando os muros escolares.
A escola deve constituir-se em um dos espaços socioculturais onde as diferenças se encontram, criando condições adequadas à formação integral do cidadão.
Este espaço tem como objetivo promover reflexões e aprendizagens sobre os temas da Educação para a Diversidade e Cidadania, contribuindo para a ressignificação da prática docente enquanto elemento potencializador da transformação do ambiente escolar e da sociedade.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

CONVIVÊNCIA NA DIVERSIDADE

CONVIVÊNCIA NA DIVERSIDADE

Como conviver respeitando as diferenças culturais num país com tantas desigualdades econômicas que dão origem as diferenças sociais?
Nos dias de hoje para muitas pessoas a educação inclusiva está ainda relacionada somente com a pessoa portadora de deficiência e que sabemos que não é essa visão/ conceito.
O que os educadores precisam de uma maneira geral é discutir, refletir com seus alunos sobre esta problemática valorizando a diversidade humana em seu sentido amplo.
É preciso que as escolas implantem uma cultura de respeito às diferenças, à dignidade humana em todas as pessoas.
Devemos transformar a Unidade Escolar em um ambiente que valorize a pluralidade cultural, vivenciando o diálogo, às práticas de justiça, respeito mútuo e solidariedade, reconhecendo o outro com o seu modo peculiar de ser.
Também é importante que o educador introduza em suas práticas em sala de aula o diálogo, o respeito a posições contrárias dando voz ao grupo para que possam falar como também ser ouvidas, pois todo este contexto também faz parte do processo ensino-aprendizagem.
Neste diálogo é importante também ter conflitos de modo que os alunos possam aprender a conviver nas relações de um jogo sem partir para a violência e outros comportamentos.
Muitas vezes os educadores sentem-se desmotivados com a sua turma e os educando descontentes com seu educador, esta situação não pode florescer no ambiente escolar, pois pode gerar violência escolar impedindo o educador de exercer sua função profissional de educar por isso é necessário que tenha o diálogo recíproco entre educador e educando, com respeito e afetividade.
É necessário que o educador incentive seus alunos a falar sobre suas vidas, experiências e angústias, pois isto aumenta a auto-estima e valoriza o trabalho em grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário