Vivemos hoje em uma sociedade complexa, plural, diversa e desigual, em que o tema Educação para a Diversidade e Cidadania conduz a uma grande reflexão e a um desafio, pois somos parte integrante desta sociedade.
Como cidadãos promotores de uma política educacional, reconhecemos que a luta pelos direitos e respeito às diferenças não pode se dar de maneira isolada, mas sim, como resultados de práticas culturais, políticas, sociais e pedagógicas, que reconheçam a participação de toda sociedade extrapolando os muros escolares.
A escola deve constituir-se em um dos espaços socioculturais onde as diferenças se encontram, criando condições adequadas à formação integral do cidadão.
Este espaço tem como objetivo promover reflexões e aprendizagens sobre os temas da Educação para a Diversidade e Cidadania, contribuindo para a ressignificação da prática docente enquanto elemento potencializador da transformação do ambiente escolar e da sociedade.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

EDUCAÇÃO DE POPULAÇÕES ESPECÍFICAS

EDUCAÇÃO DE POPULAÇÕES ESPECÍFICAS
Muitas vezes os alunos da EJA já vêm desmotivados para a escola ou cansados de um dia de trabalho, precisam aprender, mais o corpo não aguenta.
É preciso que estas aulas sejam estimuladoras e a professora deve utilizar de diferentes estratégias para conseguir evoluir este aluno em seu processo de ensino aprendizagem.
É preciso reconstruir a identidade pessoal, social, profissional, política e espiritual em direção a uma melhor qualidade de vida e humanização, bem como permitir a continuidade dos estudos a essas pessoas.
Concordo com a colocação de Claxton quando diz que o indivíduo que freqüenta a EJA têm todo o equipamento necessário, mas sua aprendizagem está bloqueada por uma falta de crença em si, os riscos do fracasso e da humilhação os assombram, temem não serem capazes de aprender pois “     o fato de não ter aprendido a terno momento certo” reflete mal sobre seu caráter, sua inteligência ou seu próprio valor.
Cabe ao professor trabalhar a sensibilidade com seus alunos conscientizando-os que são capazes de aprender, e que nossas atitudes irão colaborar para a conservação do planeta em que vivemos e que tudo que fazemos irá refletir mais tarde (consumo sustentável).
Para que este trabalho flua é preciso que o educador fique atento ao ambiente, se ele está propício para que estas aprendizagens ocorram, pois a partir do momento que ele é estimulador a aprendizagem acontece, o professor somente irá contextualizar o aprendido, dando oportunidades para a reflexão em grupo (social).
Fonte: Texto de Antonio Francisco Marques e Eliana Marques Zanata

Nenhum comentário:

Postar um comentário