Vivemos hoje em uma sociedade complexa, plural, diversa e desigual, em que o tema Educação para a Diversidade e Cidadania conduz a uma grande reflexão e a um desafio, pois somos parte integrante desta sociedade.
Como cidadãos promotores de uma política educacional, reconhecemos que a luta pelos direitos e respeito às diferenças não pode se dar de maneira isolada, mas sim, como resultados de práticas culturais, políticas, sociais e pedagógicas, que reconheçam a participação de toda sociedade extrapolando os muros escolares.
A escola deve constituir-se em um dos espaços socioculturais onde as diferenças se encontram, criando condições adequadas à formação integral do cidadão.
Este espaço tem como objetivo promover reflexões e aprendizagens sobre os temas da Educação para a Diversidade e Cidadania, contribuindo para a ressignificação da prática docente enquanto elemento potencializador da transformação do ambiente escolar e da sociedade.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Diversidade

Nós educadores devemos contribuir para a formação de uma cultura de respeito à dignidade humana por meio da transformação das estruturas sócio-econômicas que geram desigualdades, exclusão e as diversas formas de violência, ou seja, numa pedagogia libertadora, histórica-crítica e sócio-cultural.
Sabemos que é de fundamental importância uma formação de uma cidadania com respeito à dignidade humana através da promoção e vivência dos valores da liberdade e justiça, igualdade, solidariedade, cooperação, tolerância e paz.
Valores são organizações a partir de princípios que formam a base da dignidade humana, sendo: liberdade, igualdade e solidariedade, ou seja, numa sociedade que respeite as diferenças pessoais e de grupos, garantindo condições dignas de vida igualmente para todos.

Um comentário: